quinta-feira, 19 de março de 2009

Sonhos

Desde a antiguidade os sonhos despertam a imaginação e a curiosidade dos homens, as mais diversas explicações já foram dadas para esse fenômeno, veremos as que chamam atenção.

Na antiguidade, sem influencia das ciências modernas, os sonhos eram vistos como premonições; os deuses eram reveladores de acontecimentos, até hoje em muitas religiões se ver o fenômeno como porta para revelação do futuro, uma delas é a religião judaico-cristã. Essa afirma que José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina. Assim como no Islamismo que os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são consideradas armadilhas de satã.

Freud escreve no seu livro chave “A interpretação dos Sonhos”, escrito em 1900 que, os sonhos nada mais são que desejos reprimidos, e que podem ser interpretados através da linguagem, sendo eles reveladores de acontecimentos e cheios de significados. Outros seguidores de Freud como, Carl Gustav Jung, tem uma interpretação similar, sendo que Jung afirma: o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Ou seja, alguém masculinizado pode sonhar com figuras femininas que tentam demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude.

Hoje sabe-se que o sonho acontece na fase do sono nomeado de REM, fase em que movimentos oculares rápido dos olhos acontece, e que determina esse acontecimento.
Os cientistas neurológicos dizem que o sonho não é mais que um tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem, organizando informações, mas sem sentido próprio para uma interpretação.

Comentário: Todos os tipos de explicações são dadas aos sonhos desde tempos imemoriais, e algumas outras estão sendo formuladas. Psicanalistas têm nos sonhos interesses particulares, pois nos sonhos que se baseiam seus trabalhos. Até mesmo na psicologia existem correntes teóricas que dão interpretações diversas aos sonhos, logo me deterei a um maior aprofundamento do assunto, mas o que quero dizer é que, esse acontecimento global é presente em todas as culturas e cada uma dá uma interpretação singular, sendo que algumas se aproximam e outras diferem completamente. Não se pode viver sem sonhar, isso é consenso geral. Ele nos traz sentido de vida, nos faz sentir como se tivesse acontecendo, todos ouvimos por ai a frase: ‘quando deixamos de sonhar deixamos de viver’, e isso não poderia ser mais evidente. O sonho transforma, nos faz voar, é a fantasia que faz a vida ter graça. Desejos? Premunições? Simples descargas elétricas? Cada um interpreta como quer, mas ninguém é capaz de nega-lo, pois quem nega o sonho nega a vida. Então cada um sonha o que é capaz. O que seria o sonho pra mim? Uma porta pra um mundo diferente, e como seria esse mundo? Todos temos um lugar para ficar a vontade consigo mesmos, alguns conseguem ver o futuro, outros até afirmam que conversam com anjos e até falam com Deus. A ideia de que esse lugar pode existir e ter realmente esse poder é fantástica e por essa causa nunca esse lugar deixará de rodear nossas fantasias. O que é o sonho pra você?

Dizem que sonhar é bom...
Dizem que sonhar faz bem...
Eu tenho tido uns sonhos tão estranhos!?
Alguns, nem posso contar a ninguém!!!

Dia desses sonhei sendo perseguida
Era um homem de quem eu não via o rosto
Mas eu sentia que era alguém que eu conhecia!?
Cheguei a sentir sua mão em meu pescoço!
Acordei assustada e apreensiva
Sem ar, como se acabasse de fazer uma corrida

Noite passada sonhei que minha nene estava sendo maltratada
E eu trabalhando até tarde com o "patrão"
Chegava em casa e quando fui procura-la
A bichinha dormia toda suja e jogada no chão
Eu tentei gritar com ódio de mim mesma
Mas só pensava comigo: isso não tem perdão.

Quão estranho é sonhar coisas da vida
Ou é pior viver a vida sem ter sonhos? Rosana Oshiro

Agradeço desde já os comentários, críticas construtivas também são bem aceitas . abrigado. Outras dívidas mandar para: geraldopsico@hotmail.com

0 comentários: